segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que é renovar a Mente?

Efésios 4:23 – “E vos renoveis no espírito da vossa mente;”
A pergunta lá no Formspring foi: “O que é renovar a mente?”
E a resposta foi: “Post no blog domingo, ok? Isso tem que ser muito bem detalhado. A sua pergunta vai ser o título do post. :)”
Imaginem uma jarra de água suja, barrenta, escura e totalmente imprópria para o consumo. Imaginaram? Agora você tem a seguinte tarefa: você tem que substituir a água da jarra. Mas não pode jogar fora a água que está lá dentro. Você também tem uma mangueira que lhe fornece uma fonte de água limpa que deve ser usada para substituir a água suja da jarra. O que fazer? Jogar água limpa dentro da jarra, que vai misturar agua suja com água limpa até que, depois de algum tempo, você terá a jarra contendo apenas água limpa. Ou quase. No início, a água limpa vai se misturar com a suja e quase não vai fazer diferença. Com o passar do tempo, água limpa e água suja vão transbordar jogando para fora da jarra a água limpa junto com água suja. Mas, como você está jogando SÓ água limpa lá dentro, inevitavelmente terá, depois de ter jogado dentro da jarra água limpa suficiente, a jarra cheia de água límpida e cristalina. Pode ficar algum resquício de sujeira, mas será praticamente imperceptível.
A jarra é o nosso cérebro, a água suja que temos lá dentro é a cultura do mundo e a fonte de água limpa, a mangueira que jorra água límpida e cristalina… isso mesmo! É a Palavra de Deus.
O nosso cérebro é abastecido diariamente com uma quantidade absurda de informações que são percebidas através dos nossos cinco sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato. A grande maioria de nós, em função da vida agitada que levamos, não “filtra” as informações que estão sendo armazenadas lá no nosso cérebro. Fazemos as coisas por hábito, costume, por imitação ou porque “todo mundo faz assim”, sem nos darmos conta de que aquelas informações vão determinar o que vamos pensar, que vão determinar as nossas ações que vão determinar os nossos resultados.
Quer descobrir como obter os mesmos resultados que uma determinada pessoa obtém? Descubra como essa pessoa PENSA. Isso faz toda a diferença. As ações são o resultado dos pensamentos. Por isso Paulo diz, em Efésios 4:22-24:
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”
Ou seja, renovar a mente é um processo que exige foco, determinação seriedade, trabalho e esforço. É se tornar uma nova pessoa com uma nova mente.
Ao ler a Bíblia, principalmente os Evangelhos, olhamos para Jesus e O vemos totalmente focado na tarefa que estava realizando. Jesus pregava da manhã à noite, não tinha nem onde dormir, por vezes ficava sem comer por não ter tempo e ainda passava noites inteiras orando. Dedicou-se totalmente à pregação do Evangelho da graça de Deus por tres anos, nos quais conviveu intimamente com os doze apóstolos e com os seus discípulos. Não foi à toa que Ele pegou no sono ao atravessar o Mar da Galiléia em um barco mesmo em meio a uma tempestade. Seu alimento era fazer a vontade do Pai e nada mais importava a não ser anunciar o Evangelho e a chegada do Reino de Deus. E, através de um trabalho de infinito amor e bondade, implantar naquele grupo de homens rudes uma nova mentalidade, tornando-os novas criaturas. Jesus usou de milagres, parábolas, azorragues, muita paciência, palavras rudes e todo o amor que Deus pode ter por nós para nos deixar o maior presente do mundo: a salvação e a vida eterna com Ele para aqueles que o aceitam como SENHOR e salvador.
A questão é que muitas pessoas querem o Salvador mas não querem o Senhor. Aceitar o senhorio de Jesus Cristo pressupõe obedecê-lo, honrá-lo, respeitá-lo e estabelecer com Ele um relacionamento pessoal. Renovar a nossa mente é ter a Mente de Cristo, é pensar com Jesus pensou, é fazer as coisas como Ele fez (e maiores ainda), é andar como Ele andou, é amar como Ele amou. Veja o que diz Paulo em I Corintios 2:14-16:
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? MAS NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO.”
Convertido, pensando como Jesus, vivendo como Jesus, agindo como Jesus, Paulo e os apóstolos tinham a Mente de Cristo. Portanto, renovar a mente, segundo a Bíblia, é ter a Mente de Cristo, é se tornar uma nova criatura através de uma obra sobrenatural do Espírito Santo de Deus em nossas vidas e que precisa ser permitida por nós. Renovar a mente é passar a pensar como Jesus, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. É entender que essa vida não é nem significa absolutamente NADA diante daquilo que nos foi preparado por Jesus, como está em I Corintios 2:9:
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”
Se você olhar para as coisas do mundo, vai encher a sua jarra de água suja e pensar como o mundo pensa. Se olhar para Jesus, ler e estudar a Bíblia, dedicar-se com amor e seriedade ao estudo da Palavra de Deus, vai encher a sua jarra de água limpa. E vai pensar com a Mente de Cristo e agir conforme a vontade de Deus.
É uma tarefa árdua, é verdade. O próprio Jesus disse em Lucas 13:24:
“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.”
Isso é MUITO SÉRIO! Ao ler que MUITOS procurarão entrar e não poderão, fico a pensar: quem são esses muitos? Porque eles não são as pessoas do mundo, que são a grande maioria. Esses MUITOS são aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. São os que leem a Bíblia, vão à igreja, andam com outros crentes, levam uma vida até exemplar aos olhos da sociedade. Mas não tem a mente de Cristo, tem um pé no mundo, são amigos das coisas do mundo. Renovar a mente é amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia. Renovar a mente é limpar totalmente a água da jarra.
Você que está lendo este post e chegou até aqui, pense: você permite que o Espírito Santo de Deus renove a sua mente a cada dia? Você se afasta cada vez mais das coisas do mundo e se aproxima das coisas de Deus a cada dia? Você ama as coisas que Deus ama e odeia as coisas que Deus odeia cada vez mais? E, você lê a Bíblia orando TODOS os dias, permitindo assim que a Palavra de Deus preencha a sua mente e o seu coração com água límpida e cristalina, fundamental e necessária para a renovação da sua mente? Oro para que isso seja verdade na sua vida.
Que a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todo o povo de Deus, hoje e sempre.
Em Cristo,
Germano Luiz Ourique

Nenhum comentário:

Postar um comentário