Refletir

Lembra-te do Pato

Tinha um pequeno menino visitando seus avôs em sua granja. Ele tinha uma Baladeira (estilingue) com a qual jogava todo o dia, praticava com ela no bosque, mas nunca acertava no alvo. Estando um pouco desiludido, regressou a casa para o jantar. Ao aproximar-se da casa, avistou um pato, mascote de sua avó. Sem poder conter-se, usou sua baladeira e acertou o pato na cabeça e o matou.
Estava triste e espantado, e ainda em pânico, escondeu o cadáver do pato no bosque. Mas se deu conta que sua irmã o estava observando. Lucrecia tinha visto tudo, mas não disse nada. Depois de comer a avó disse: Lucrecia, acompanhe-me a lavar os pratos. Mas Lucrecia disse, "Avó, Pedro me disse que hoje queria ajudar-te na cozinha, não é verdade Pedro? E ela lhe sussurrou ao ouvido: “Lembra-te do pato”?" Então, sem dizer nada, Pedro lavou os pratos.

Em outra ocasião o avô perguntou aos meninos se queriam ir pescar, e a avó disse, "Eu sinto, mas Lucrecia deve ajudar-me a preparar a comida". Mas Lucrecia com um sorriso disse: "Eu posso ir, porque Pedro me disse que gostaria de ajudá-la". Novamente lhe sussurrou ao ouvido "Lembra-te do pato?" Então Lucrecia foi pescar e Pedro ficou.

Decorridos muitos dias em que estava fazendo suas próprias tarefas e as de Lucrecia, finalmente ele não suportou mais. Foi à avó e confessou que tinha matado o pato. Ela se ajoelhou, deu-lhe um grande abraço e lhe disse: amorzinho, eu já sabia. Estive parada na janela e vi tudo, mas porque te amo te perdoei. O que me perguntava era até quando permitirias que Lucrecia te tivesse como escravo.

Até quando permitirás que teus pecados sem confessar te mantenham escravo?
Hoje podes gozar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

PRESSIONANDO DEUS

Um garoto queria receber de Deus um presente de natal, resolveu lhe escrever uma carta. Ele pegou um papel e uma caneta e começou escrevendo: Deus, eu sou um filho obediente,... como não era verdade ele rasgou o papel e pegou outro. Neste ele escreveu: Deus,eu sou um aluno estudioso... como não era verdade, ele resolveu jogar fora e pegar outro. Neste ele escreveu, Deus: o Senhor sabe que eu sou um menino caprichoso... como não era verdade, ele resolver jogar fora o papel de novo. Depois de vários inícios tentando escrever da melhor forma para Deus e querendo ser verdadeiro, o menino parou olhou para o lado e viu um presépio. Então teve uma idéia, foi até o presépio, pegou o menino Jesus e colocou no bolso. Sentou novamente com um novo papel e caneta, e escreveu: Deus, acabei de seqüestrar o seu filho, se quiser tê-lo de volta, é só pagar o resgate.
Há pessoas que são como esse garato, olham para si mesmas e não encontram um motivo se quer que poderia levar Deus a abençoa-las, o que muito esquecem é que o significado da palavra graça é “favor que não merecemos”.


UM PAR DE SAPATO INTERESSANTE!

“O segredo do êxito na vida do homem consiste em estar disposto a aproveitar a ocasião que se lhe depare." Benjamin Disraeli


Um estudante universitário saiu um dia a dar um passeio com um professor, a quem os alunos consideravam seu amigo devido à sua bondade para os que seguiam as suas instruções.

Enquanto caminhavam, viram no seu caminho um par de sapatos velhos e calcularam que pertenciam a um homem que trabalhava no campo ao lado e
que estava prestes a terminar o seu dia de trabalho.

O aluno disse ao professor: Vamos fazer-lhe uma brincadeira. Vamos esconder-lhe os sapatos e escondemo-nos atrás dos arbustos para ver a sua cara quando não os encontrar.

Meu querido amigo, disse o professor, nunca devemos divertir-nos à custa dos pobres.

Tu és rico e podes dar uma alegria a este homem. Coloca uma moeda em cada sapato e depois escondemo-nos para ver a sua reacção quando os encontrar.

Fez isso e ambos se esconderam no meio dos arbustos. O pobre homem terminou
as suas tarefas diárias e caminhou até aos sapatos, para voltar para casa

Ao chegar junto dos sapatos deslizou o pé no sapato, mas sentiu algo dentro deste.
Baixou-se para ver o que era e encontrou a moeda. Pasmado perguntou-se
o que havia acontecido. Olhou a moeda e voltou-a e voltou a olhá-la.

Olhou à sua volta, para todos os lados, mas não via nada nem ninguém.
Guardou-a no seu bolso e foi calçar o outro sapato. Sua surpresa foi ainda maior
quando encontrou a outra moeda.

Seus sentimentos esmagaram-no. Pôs-se de joelhos, levantou o olhos ao céu,
e em voz alta fez um enorme agradecimeto, falando de sua esposa doente e sem ajuda, e de seus filhos que não tinham pão e devido a uma mão desconhecida
não morreriam de fome.

O estudante ficou profundamente emocionado e seus olhos ficaram cheios de lágrimas.

Agora, disse o professor, não está mais satisfeito com esta brincadeira?

O jovem respondeu: Você ensinou-me uma lição que jamais hei-de esquecer.
Agora entendo algo que antes não entendia: é melhor dar que receber.



A curiosidade do pastor crescia...


O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.

O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.

A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali. O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.

Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.

E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.

'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.

O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.

Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido.Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.

Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.

A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!

Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!

Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:

- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:

'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando...