domingo, 27 de novembro de 2011

UMA VIDA DE PROSPERIDADE (2 Co 9)


Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. (3 Jo 2)

Se existe uma área que não podemos andar por rotas de aventura, mas devemos ser respaldados biblicamente, é o da prosperidade. Por muito tempo, ficamos com medo de falar de dízimo e de oferta. Se falássemos sobre isso, vinham vários estigmas sobre a Igreja, sobre o líder, sobre o Pastor e, por causa disso, a Igreja ficou sem entendimento sobre a verdadeira prosperidade. Precisamos saber onde estão os princípios que nos levarão ao discurso bíblico da prosperidade.

O Deus da prosperidade.
“E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspede jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.” (Êx 3.21-22)

A primeira geração de hebreus escravos saiu próspera do cativeiro egípcio (Êxodo 11:2; 12:35; 20:23). A segunda geração escrava, na Babilônia, saiu próspera para reconstruir o templo e a cidade. Se Ele não fosse conhecido como Deus de prosperidade, não faria o Éden frutífero que fez, nem faria as promessas que fez a Abraão em Gênesis 12-18, nem manteria essa promessa para Isaque e para Jacó. Se Deus não fosse Deus de prosperidade, não alimentaria, ao longo da Bíblia, as mesmas promessas. Se Deus não fosse Deus de prosperidade, também não teria movido o coração de Ciro, rei da Pérsia, para este dar a ordem de devolver todas as riquezas do Templo, da Casa do Senhor que foram levadas para a Babilônia:
“E até os utensílios de ouro e prata, da casa de Deus, que Nabucodonosor tomou do templo que estava em Jerusalém e os levou para o templo de Babilônia, o rei Ciro os tirou do templo de Babilônia, e foram dados a um homem cujo nome era Sesbazar, a quem nomeou governador. E disse-lhe: Toma estes utensílios, vai e leva-os ao templo que está em Jerusalém, e faze reedificar a casa de Deus, no seu lugar” (Esdras 5.14-15).

O que é prosperidade?
Muitos pensam que ser prospero é ser rico. Entretanto, riqueza é possuir dinheiro e bens, mas, prosperidade envolve muito mais, envolve tanto o material quanto o espiritual, prosperidade se relaciona a bens materiais, a saúde física e emocional, e também a riqueza espiritual. Existem muitos homens ricos que estão com a vida familiar destruída, estão em depressão e, ainda pior, não conhecem a Deus. Mas a verdadeira prosperidade está com os servos do Senhor.
Só existe um principio bíblico para que você possa viver uma vida de prosperidade. 

A lei da liberalidade.
Todas as pessoas querem ter um futuro próspero e uma vida abençoada. Isso é muito natural e até faz bem porque a pessoa que alimenta sonhos e projetos, naturalmente se esforça para alcançá-los. Porém, ao lado de todo esforço que se faça, existe um aspecto de muita importância, uma lei que não falha, uma lei que funciona quando é posta em prática. É a lei da liberalidade.
 “Daí e ser-vos-á dado; a boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão;...” ( Lc 6.38)
Experimente: Se você tem dúvidas quanto aos resultados alcançados por aqueles que dispõem a abrir o coração à ofertar ao Senhor com alegria. Comece a plantar uma semente. Mas faça com aqueles propósitos que agradam ao Senhor.

Deus nos faz prosperar em todas as áreas de nossas vidas, tanto na células, como nas finanças, familiar, ministerial e etc. O Projeto de Deus para nós e completo. Porque, apesar de Deus ser o dono do ouro e da prata, em sua graça, Ele conta conosco para abençoar a sua obra, e ainda promete nos abençoar. Por que oferta é fidelidade, é gratidão, é testemunho. Que Deus abra nossos olhos espirituais e quebrante corações endurecidos.

O que é a oferta?
Um assunto espiritual. “A fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonhamos nós (para não dizer vós) deste firme fundamento de glória.” (2 Co 9.4)
Entenda! A oferta é um assunto tremendamente espiritual, ela possui sólida base no mundo espiritual. E o que isso significa? Aquilo que a bíblia ensinar sobre oferta, isso vai acontecer na sua vida. Pois, oferta é um “firme fundamento de gloria”.
Uma benção. “Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa benção, já antes anunciada, para que esteja pronta como benção e não como avareza.” (2 Co 9. 5)

A oferta é uma benção. O significado da palavra benção é “favor divino, meio de felicidade”. Muitos pensam na oferta como um peso e até mesmo como maldição, mas não é isso que diz a palavra de Deus. A oferta é benção tanto para o que dá, como para aquele que recebe. Porém, você só será abençoado se ofertar “como benção e não com avareza”.

Uma semente que Deus dá. “Ora, aquele que dá semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça.” ( 2 Co 9.10)
A oferta é uma semente que Deus dá. Isto significa que aquilo que temos (nossas posses) é de Deus, pois tudo pertence ao Senhor. Veja o que a Bíblia diz:
“Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;”  (At 17.25)
“Todos esperam de ti que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lhes tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e enchem-se de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó.”  (Sl 104.27-29)
“Porque quem sou eu, e quem e meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão tu damos.” ( 1  Cr 29.14)
Não se esqueça! É Deus que dá semente ao que semeia. Tudo o que você dá, é porque Deus permite você ganhar.
Um serviço. “ Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas  também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.” ( 2 Co 9.12)
A oferta é um serviço para Deus, e todo serviço possui princípios. Vejamos:
“ O qual recompensará a cada um segundo as suas obras” ( Rm 2.6)
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” ( 1 Co 15.58)
Todo o trabalho que você fizer para Deus, Ele irá te recompensar!

As atitudes do ofertante.
Você já apendeu o que é oferta. Entretanto, muitos ofertam com atitudes erradas. É necessário aprender quais as atitudes corretas para o ofertante.              

Vontade de contribuir. “ Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.” (2 Co 9.2) 
Ninguém pode ofertar contra sua própria vontade. É necessário ânimo, desejo, ter vontade de contribuir. A oferta precisa ser um ato voluntário da minha decisão, e ninguém pode tomar esta decisão por ti, você não pode oferta somente para agradar o pastor, o discipulador, os pais, o cônjuge ou quem quer seja, se não for voluntaria a oferta não faz sentido.
Zelo. “...e o vosso zelo tem estimulado muitos.” A palavra zelo significa “ cuidado, dedicação”.
Você não pode ofertar de qualquer jeito, como se tivesse dando uma esmola a um mendigo qualquer. Não! Você está adorando a Deus criador de todas as coisas, com gratidão por tudo àquilo que Ele permite você ter.
Planejamento. ...e preparassem de antemão a vossa benção, já antes anunciada, para que esteja pronta como benção e não como avareza.” (2 Co 9. 5)
Oferta é algo planejado. Não poder se algo mecânico, (costumo fazer assim!), muito menos algo simplesmente emocional (se eu chorar eu oferto!). Quanta vez você planejou. “Este mês vou dar uma oferta para a construção”. Precisamos de um planejamento para o ato de ofertar.
Segundo propôs no coração. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” ( 2 Co 9.7) O coração e a sede das vontades e dos sentimentos.  A oferta é uma decisão interior.
No ato de ofertar Deus vê nossos corações e não nossas mãos. Talvez você não tenha o suficiente, porém Deus sabe quanto você gostaria de ofertar, da mesma forma Ele sabe quando você ofertou e não gostaria de ofertar. Deus sempre olhar para o coração.
Com alegria.  “...não com tristeza, ou por necessidade (obrigação), porque Deus ama ao que dá com alegria.”
De nenhuma maneira oferte por obrigação. Quando você oferta com tristeza sua oferta não vale nada, mas a palavra diz que Deus ama quando você traz uma oferta de alegria. Sabe o que isso quer dizer? Deus estará alegre com você também, e a benção e a prosperidade de Deus te trará abastança. Sempre tenha o coração cheio de alegria (prazer, satisfação de dar) no ao de ofertar.
Obediência a palavra. “ Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho do Cristo, e pela liberalidade de nossos dons para com eles, e para com todos”; ( 2 Co 9.13)  Você é obediente? A oferta é um ato de nossa obediência a palavra de Deus. Ofertamos porque somos obedientes.
Liberalidade. “..., e pela liberalidade de nossos dons para com eles, e para com todos”
Por ultimo, a oferta é, em essência, um ato de liberalidade.
O cristão não é reconhecido por aquilo que ele receber,
 mas, por aquilo que ele doa.

Os resultados na vida daquele que liberal.
Existem quatro leis espirituais que vão agir na tua vida se você entender o que é oferta e tiver atitudes corretas no ao de ofertar. Estes resultados somente se aplicam na vida daquele que é liberal. Entenda! O liberal não é mesquinho, não dá resto e nem do que sobra. O liberal dá algo que lhe tenha valor. Quais são estas leis?
A lei da semeadura
“E digo isto: que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundancia, em abundancia ceifará,” ( 2 Co 9.6)
 
A verdade é clara: o que planta pouco, irá colher pouco e o que planta muito, colherá muito. Existe alguns princípios para a lei da semeadura;
·         Você só pode colher o que plantou. Existem vários tipos de sementes e vários tipos de frutos correspondentes a semente plantada. Se plantarmos banana não colheremos morango.
·         Você só pode colher na quantidade que você semeou. Entenda que o que pode ser muito para um pode ser pouco para outro (dependendo da renda de cada um). No entanto, é Deus quem dá a colheita.
·         Cada semente tem um tempo de maturação. Existem sementes  que darão seu fruto em uma semana, outras em um mês ou mês um ano, outras, porém, você plantará para seus filhos ou netos. É uma lei natura que se aplica no espiritual.
·         Em que tipo de terreno você planta? Em terra árida? Na sua terra ou em terra alheia? Plante em sua igreja, semeie na vida de seus líderes. Seja fiel e você vai colher.
Lei da provisão, suprimento e sustentação
“ E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;” ( 2 Co 9.8)
O texto diz que Deus irá abundar a sua graça sobre nós. O isso que dizer? Que aquele que oferta recebe provisão, suprimento e sustentação tanto na área material quanto na espiritual. Necessidades espirituais da sua vida vão ser supridas por causa da sua oferta.
Lei da multiplicação.
“ Ora, aquele que dá semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça.” ( 2 Co 9.10)
Deus nunca vai devolver para você a mesma coisa que voce plantar, Ele sempre irá devolver multiplicado.
Lei da abundância
“Para eu em tudo enriqueçais para toda beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.” ( 2 Co 9.11)
Quando você passa a entender o que é oferta e tem atitudes corretas em ofertar você passa a desfrutar da lei da abundancia. Abundancia é aquilo que está sobrando. Deus vai te dar não somente para suprir suas necessidades. Você será enriquecido para ajudar outros. Deus é o Deus da abundancia.

Conclusão: Se você sabe o que é oferta, e tem atitudes corretas no ato de ofertar, Estas leis espirituais irão se cumprir na sua vida. Este é um dia de despertamento espiritual. Deus tem o melhor para nós em todas as áreas, porém, somos nós que decidimos se realmente poderemos prosperar na visão de Deus.

2 comentários: