sexta-feira, 11 de novembro de 2011

#SUA CÉLULA – ENFRENTANDO OS PROBLEMAS SOCIAIS











I Samuel 17: 33 a 36
33 Saul, porém, disse a Davi: Não poderás ir contra esse filisteu para pelejar com ele, pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.
34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho,
35 eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.
36 O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.

Essa palavra leva-nos a ver a unção de Deus na vida de Davi e o quanto ele era um jovem de características dignas de serem imitadas. Ele foi um exemplo e um modelo de jovem equilibrado, que experimentou o sobrenatural em sua vida, conduzindo uma nação.

Essas características servem para que as opressões e problemáticas sociais, sejam entendidas e enfrentadas com ousadia e disposição, pelo jovem cristão.

Pelo menos, em nossa cidade, a violência tem disparado. Pode ser que mencionar isto como uma introdução, seja uma perda de tempo, pois esta é uma realidade de conhecimento internacional.
Entretanto, o problema da violência não é o único. Não nos esqueçamos da desagregação familiar, rejeição, dos abortos, dos roubos, dos adultérios, exploração sexual, prostituição, drogas, das falsas doutrinas e tantas coisas más que estão ao nosso derredor. 
Creio que o Brasil supera em muito os índices de muitos países da América do Sul.  Mas, poderíamos falar de outros vários. Todos são países com grandes problemas espirituais.
Como você pode fazer com que sua célula seja uma solução para tais questões sociais? Não há fórmulas mágicas, tudo está na Palavra de Deus.  Será que o pacifismo é a solução para os problemas sociais? Isso poderá se aplicar às células? Não é através da luta pacífica, greves, marchas e seminários que se alcançará a solução para os problemas sociais. 
Será que com células organizadas que se manifestem diante do Estado conseguiremos produzir algum impacto? Com certeza não! Deus pede de forma categórica à igreja que apenas ore pelos governantes.
De que maneira então, a célula pode impactar positivamente a sociedade acabando com a os males que a faz adoecer?

1.       SUA CÉLULA DEVE IMPACTAR A VIZINHANÇA ATRAVÉS DO TESTEMUNHO: 
Não é apenas cantar e convidar uma vez por semana. Você, como líder e seus membros devem afetar o entorno da célula. Você deve ter um testemunho que sai da defensiva, ao invés disso: abençoe, ore, sofra sem revidar. Ore pelos que o maldizem, abençoe se o roubam, tenha paciência com os perdidos. Não responda com violência aos que o atacam por ser crente. Tenha um bom exemplo de matrimônio.  Sejam bons crentes em todas as áreas, empenhem-se em educar bem seus filhos. Tudo isso e muito mais é um testemunho que ajuda a melhorar o ambiente ao redor da célula.

2.      ABORDE O PROBLEMA ATRAVÉS DA MENSAGEM DE CRISTO:
Você e os membros de sua célula devem ir aos marginalizados da sociedade a fim de  falar-lhes de Cristo.  Para solucionar todos os problemas da sociedade não são necessários “planos integrais” como os que são oferecidos pelos governos ou as igrejas pretender ter. Não é uma questão de marchas antiviolência, nem apenas protestos em programas da mídia. Deve haver atitudes práticas, como evangelizar os bandidos, os ladrões, às prostitutas, os adúlteros etc. Apenas levando a mensagem do Evangelho, sem perder de vista o objetivo e a comissão deixada por Jesus conseguirão influenciar positivamente a sociedade. As pessoas não precisam de palavras, precisam da mensagem do Evangelho. Levemos a mensagem através da célula, se quisermos ver os resultados.

3.      MANTENHA UMA CONSTANTE ORACAO PELA SOCIEDADE:
A oração não é apenas uma ação a mais. Você deve desenvolver em sua célula um momento de oração por sua cidade e por seu país. Suplique a Deus misericórdia por seu povo. Ore em cessar por pelos governantes, por todos os crentes e pelas pessoas que estão sofrendo.  Deus tem poder para responder e mudar nosso povo. Mas a célula deve semear a semente da oração com lágrimas para colher com alegria.

4.      MUDE A SITUAÇÃO DA SUA COMUNIDADE:
 Através da célula ajude o máximo que puder as pessoas necessitadas  na  sua   vizinhança,   não   esqueça   que   as   pessoas não precisam apenas de ajuda econômica, mas de conselho, de visita, de oração, de amizade sincera, de fidelidade e de respeito.

5.       SUA CÉLULA DEVE ESTAR VIGILANTE 24 HORAS:
 Sua célula não deve dormir, deve estar atenta e isso não apenas uma vez por semana. As células que se desconectam da sua relação com as pessoas nos dias em que não há reuniões nunca poderão influenciar a sociedade perdida,  tão pouco poderão colaborar com mudanças.  É preciso mais do que você, líder! Sim, muito mais!
Se todas as células buscarem trabalhar com excelência, não apenas conseguiremos resultados numéricos, como também alcançaremos muitas vidas para o Senhor. Este é o ponto que nunca devemos esquecer: 

 A CÉLULA NÃO É APENAS UM LUGAR DE REUNIÃO EM UMA CASA, É UMA FORMA DE VIVER  O  EVANGELHO  E  ATÉ  MESMO DE MORRER POR ELE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário