quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Guardando o Coração....

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” 
(Pv 4:23)

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” – Pv. 4:23

Você deve estar se perguntando, como assim "Guardar o coração"?
Vamos por partes. O Significado de Guardar é: vigiar para proteger ou defender; olhar; velar por; acautelar; conservar; reservar; observar; livrar; evitar a...
Como guardar o coração...
Para evitar que o coração seja decepcionado, é importante guardá-lo de tudo que pode prejudicar o estado emocional, sentimental e espiritual. Quem deixa o coração desprotegido perde a vontade de sonhar com a pessoa que Deus preparou para a sua vida.
O coração é constituído de quatro faculdades: mente, vontade, emoção e consciência. Ele é um órgão espiritual responsável por nossa vida interior e exterior.
Na vida nós sonhamos e temos perspectivas sobre nossos sonhos, mas quando nossas expectativas não são correspondidas elas geram frustrações.
A boca fala daquilo que está cheio o coração, por isso é preciso ter saúde emocional, cuidar do coração, dos sentimentos. E, para isso, é preciso se afastar de tudo que é embaraço e pecado.
Acima de tudo o homem deve proteger o seu coração. Proteger de que e como? Primeiro, guardar o coração das contaminações que prejudicam as saúdes - física, emocional e espiritual.
*Física: Cuide de sua saúde física, para que possa prolongar a sua vida.
*Emocional: Alguns comparam a saúde emocional a um jardim: precisa de pequenos cuidados, constantemente.
*Espiritual: O único e verdadeiro amigo em quem você pode confiar plenamente é no Senhor Jesus. Só Ele vai entender qualquer que seja o problema. Então Ele te guiará ao caminho da verdade e da vida.
Você tem que buscar o Senhor!
“A tua palavra escondi no meu coração para não pecar contra ti”. Sl 119-11
O sentido desta palavra é o mesmo que proteger o coração usando os meios disponíveis que são oferecidos pelos ensinamentos bíblicos.
 (Provérbios 23:26) “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos”.

Guardar o coração vai muito além de rituais mecânicos e supersticiosos. Proteger o coração é desenvolver o costume de deletar pensamentos e atitudes que desencadeiam sintomas, doenças e geram a morte.
Proteger o coração é rejeitar de pronto todas as propostas do inferno, não permitindo que elas se transformem em embriões dentro de si.
Pregadores, conselheiros, psicólogos têm ensinado que o homem é aquilo que ele pensa. Quantas pessoas alimentam dentro de seu coração pensamentos de derrota, falência, miséria e destruição! Tanto pensam nisto, que os pensamentos se transformam em realidade.

Paulo escrevendo aos Filipenses disse: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” – (Fl 4:8).
Salomão, o rei que não guardou o coração
Salomão foi um rei que retrata a figura de alguém que se embaraçou e entrou em pecado por não saber guardar o coração no Senhor. Ele teve várias mulheres, vários relacionamentos e desagradou a Deus.
Quem não guarda o coração, além de ter os sonhos frustrados, pode perder o temor de Deus,
“Ora, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras, tendo ele setecentas esposas e trezentas amantes, mulheres das nações de quem havia o Senhor falado aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, porque vos perverteriam o CORAÇÃO para seguirem os seus deuses. A elas se apegou o rei Salomão pelo amor. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o CORAÇÃO  para seguir outros deuses, e o seu CORAÇÃO não era mais totalmente fiel para com o Senhor, seu Deus. Assim fez Salomão o que era mau diante do Senhor e não perseverou em segui-lo, como Davi, seu pai. Por isso o Senhor se indignou contra Salomão que desviou o seu CORAÇÃO do Deus de Israel, que duas vezes lhe apareceu para lhe dizer que não seguisse outros deuses, porém, não guardou no CORAÇÃO o que lhe ordenou o Senhor, pelo que Deus disse a Salomão: Visto que assim procedeste, e não guardaste a minha aliança e nem os meus mandamentos que te mandei, tirarei de ti este reino e darei ao teu servo.” (I Reis 11:1-11)
Eclesiastes 7:28,29)
Ele entrou em rotas erradas e atropelou o processo de Deus em sua vida.
O nosso coração pode nos enganar completamente conforme Jeremias 17:9,10, mas Deus conhece toda esta estrutura Ele sonda todos os caminhos do coração.
Jeremias 17: 9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?”
Jeremias 17:10 “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”
Proteger o coração é desenvolver o costume de deletar pensamentos e atitudes que desencadeiam sintomas, doenças e geram a morte.
Coração Fraco: Não retém as promessas, duvidoso, amargurado, limitado, critico destrutivo, expressa tristeza e medo, amoroso, mas não demonstrar em atitudes.
Coração Forte: Retém as promessas, é firme nas decisões, é amoroso, é analítico e justo e fiel.
“O que está no coração é revelado nas atitudes, principalmente aquelas involuntárias”.
Esteja atento à voz de Deus. Não permita que os hormônios que estão à flor da pele sejam mais fortes do que o agir de Deus em sua vida. O seu dia vai chegar independente da sua idade!

Não sei qual é sua realidade de vida hoje. Não conheço seu coração e nem tenho acesso aos seus pensamentos. Mas o que posso te dizer é não vacile.
Seu coração precisa estar guardado e a chave está nas mãos do Senhor. Somente em Jesus podemos encontrar a pessoa certa para pegar a chave das mãos dEle, abrir o nosso coração e se tornar um conosco.
Quando falamos em guardar o coração, estamos falando de protegê-lo de situações que possam machucá-lo, feri-lo, magoá-lo, frustrá-lo, decepcioná-lo, etc. Quantos já não tiveram uma experiência assim. Por causa de situações erradas, pessoas erradas, deixaram que o coração ficasse a mercê de um dano, um mal.
Sabe o que está acontecendo hoje em dia, você gosta de alguém e já vai abrindo seu coração. Você entrega ele de bandeja, você mostra o caminho das pedras.
NÃO!
Seu coração é preciosíssimo!
O coração de um (a) jovem deve estar tão perto de Deus, que o outro deve buscar a Deus para encontra-lo (a).
(I João 2:7).
Não faça isso e é isso que o Senhor quer falar com você.
Pare de fazer isso! GUARDE O SEU CORAÇÃO!
Pare de entregar seu coração para outra pessoa.
Você deu pra Jesus o seu coração. Então é Ele quem tem o direito de dar a alguém. Somente Ele!
Você está desnudando o seu coração e o Senhor não mandou você fazer isso.
Seus sentimentos e seu emocional são preciosos! Você precisa cuidar deles, você precisa cuidar do seu coração!
Guarda pois o seu coração, porque dele procedem as fontes de vida!
Você tem que guardar seu coração, porque sua vida depende da saúde dele.
Quantas pessoas estão amarguradas, vivendo uma vida medíocre, terrível, cheia de frustrações e enganos, cometendo erros porque não cuidam do coração.
Espancam o coração com paixões malucas, com namoros enganosos, com decisões erradas!
Cuide do seu coração!
Pare de entregar seu coração de bandeja e de dar as instruções para conquistar você.
Quem mandou você fazer isso?
O mundo?
O mundo sabe lá do que?!
Você não deve entregar seu coração para o seu pretendente, seu paquera e nem mesmo para o seu namorado.
Pare de ficar dando o “caminho das pedras”!
E não se engane em achar que você tem que ajudar o rapaz e/ou moça a “chegar” em você.
ORE e deixe Deus mostrar o caminho.
Confiar em Deus é saber que Ele cuida de nós e está atento para nos abençoar na hora e no momento devido, Ele sabe quem deve estar na nossa vida!
É Ele quem sabe!!!
Dá trabalho? Dá!
Mas, se você quer uma pessoa medíocre, não se esforce, não siga a orientação do Senhor.
Agora, se você quer a benção de Deus, se esforce, tenha bom ânimo, busque o Senhor.
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” – Pv. 4:23
Guarde o seu Coração!!



2 comentários:

  1. Por um acaso vim parar aqui e sei que foi Deus que fez com que eu parasse e viesse a ler ...Amém!!!Deus nos abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade eu também ,LILIAN ,AMÉM VOU COMEÇA A ORA MIM ESFORÇA PARA ESTA NA PRESENÇA SOMOS falhos.

      Excluir