sexta-feira, 29 de abril de 2011

ENFRENTANDO O FRACASSO, Pv 24.16

Deus tem planos perfeitos, porém Ele trabalha através de pessoas imperfeitas para realizar Seus planos. Porque você é imperfeito, você deve entender as razões para o fracasso e saber o que fazer para evitá-lo, ou quando falhar.
O QUE CAUSA O FRACASSO?
Há três razões básicas para o fracasso:
 
1. FALHA NO RELACIONAMENTO
Muitos falham porque têm uma relação inadequada com Deus. Estão tão ocupados “fazendo a obra de Deus” que se descuidam da oração, do estudo da Bíblia, do jejum, e de buscar ao Senhor e Sua vontade. Outros perdem seu primeiro e intenso amor pelo Senhor Jesus. Em lugar de Deus e de Seu Reino ser a prioridade, cuidados e riquezas do mundo, ou agradar as pessoas, começam a ter o primeiro lugar em suas vidas. O Rei Uzias (2 Crônicas 26.6-8, 16), Sansão (Jz 16.18, 30), Saul (1Sm 9.2; 13.13; 1 Cr 10.13), são exemplos de líderes que falharam em sua relação com Deus.
Muitas pessoas que têm falhado descobrem que seu problema começou com um fracasso em sua própria relação pessoal com Deus.
 
2. FALHA POR COMISSÃO. Acontece por ações pecadoras, palavra, atitude ou motivo errado. Tais feitos ou pecados resultam em fracasso.
 
3. FALHA POR OMISSÃO. Quando você não faz o que deveria fazer (Tg 4.17; Mt 23.23).
 
4. PESSOAS QUE TRIUNFARAM SOBRE SEUS FRACASSOS
A Bíblia contém muitos exemplos de grandes homens que, em algum ponto em suas vidas falharam:
  • Jonas foi na direção oposta quando Deus o chamou para pregar em Nínive. Depois de arrependido  pregou no maior reavivamento da história. A cidade inteira se arrependeu.
  •  Pedro negou a Jesus, porém depois se tornou um grande líder na igreja primitiva.
 
5. O QUE FEZ A DIFERENÇA?
Alguns destes líderes se recuperaram de seus fracassos e seguiram para serem grandes homens de Deus. Outros nunca mudaram. Suas vidas acabaram em derrota. O que fez a diferença?
Em nosso raciocínio humano, o fracasso de Davi parece maior do que o de Saul. Ele foi rejeitado por Deus como rei, todavia Davi permaneceu no trono e foi chamado “um homem segundo o coração de Deus”. Por que a vida de um homem terminou em fracasso, enquanto o outro seguiu para alcançar futuros êxitos? A resposta é uma palavra: arrependimento.
Saul foi descoberto em seu pecado e o admitiu. Se arrependeu, somente porque foi descoberto (1 Sm 15.24, 30).
Quando o profeta Natã confrontou a Davi sobre seu pecado, Davi reconheceu imediatamente: “... Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás” (2 Samuel 12.13).
Ele não tentou culpar os outros. Ele não culpou Bate-seba. Ele admitiu seu fracasso e humildemente se arrependeu perante Deus. A grande oração de arrependimento de Davi está registrada no Salmo 51. Davi reconheceu seu pecado e pediu perdão (Salmos 51.3-4, 10).
Quando confrontado com o fracasso, Davi se arrependeu e mudou a direção. Saul não fez isso. Ele se desviou para mais longe da vontade de Deus e sua vida acabou em fracasso, derrota e suicídio.
 Sentir pelo pecado não é suficiente. Essa dor deve levar ao arrependimento.

* Extraído de: Mensagem da CEC 1- Maio - ENFRENTANDO O FRACASSO, Pv 24.16  (http://www.ieadam.com.br/mensagemcelula/#)

Nenhum comentário:

Postar um comentário