quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O executivo e o caçador

Dois amigos de longa data seguiram vocações diferentes. Um foi caçador e o outro, executivo. O estudioso morava na cidade e ordenava centenas de trabalhadores. O outro, na vida simples do campo, conseguiu estratégias de perito caçador de animais para seu sustento e de sua família.
Dialogando, certo dia, o executivo disse estar tendo problemas de relacionamento com seus liderados. O caçador respondeu que seus farejadores eram bem alimentados e treinados constantemente. O homem das letras disse ter de falar mais alto e com certa rispidez para ser atendido; o homem do mato respondeu que não fazia barulho em excesso para não espantar a caça.
Nessa altura da conversa o executivo reclamou: parece que você está querendo me ensinar a regra do sucesso na vida? O caçador, meio sem jeito, observou: eu sei da existência de muitos caçadores no campo e na floresta; por isso tenho de saber atrair os animais, senão os perco.
A vida tem segredos onde quer que ela seja desfrutada. O homem vitorioso treina muito para conquistar o que anela. O uso de estratégias originais advém da experiência e da humildade.
O caçador ofereceu o seguinte parecer ao seu amigo: não uso minhas armas para impressionar e nem para amedrontar os animais. Mantenho sempre o uso de assobio e das “vozes” dos animais; se eles tiverem medo de mim, fugirão e não ficarão disponíveis. Eu preciso mais deles do que eles de mim!
O executivo estava delirando com tais teorias tão magníficas. Anotava cada palavra do caçador. Contaria em casa tudo o que ouvira. Absorvia os pormenores de cada “ensino” do amigo.
Li há algum tempo um livro, disse o caçador, que me deu as coordenadas vantajosas de liderança e de cooperação entre as pessoas. Suas lições muito me têm ajudado na caça. Adotei algumas daquelas preciosas lições para meu dia-a-dia. Estou grato por ter deparado instruções e histórias de tal magnitude.
O executivo, curioso, perguntou: qual o título do livro? O caçador disse: Parábolas para líderes imitadores de Cristo. São sementinhas poderosas que, ao nascerem, frutificam multiplicadamente. Aprendi que a dedicação, as metas, e a cooperação – juntas – podem realizar façanhas inimagináveis. O livro é de cunho religioso, mas atinge as áreas mais variadas da vida humana.
O executivo se despediu: obrigado! Volto para meu empreendimento com ânimo renovado! Vou ser mais paciente na “espera”! O caçador agradeceu, dizendo: não é em todo o dia que a caça é encontrada; mas este dia, conversando com você, me trouxe a alegria de saber que há seres humanos buscando a harmonia cooperativa, por entenderem que não podem fazer sucesso vivendo isolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário